20 ideias transformadoras de Gamification para 2020

O que 2020 trará de novidades e desafios de gamification? 

Para responder a esta pergunta deixamos 20 ideias que provavelmente irão contribuir para a transformação do cenário corporativo e influenciar a forma como se gamifica projetos, produtos e sistemas. Veja agora mesmo!

10 ações práticas: como fazer!

1 – Realidade Virtual e Aumentada

A RV e RA são meios que incrementam experiências gamificadas tornando-as mais envolventes. Os dispositivos como óculos de imersão serão ainda mais acessíveis em 2020. Além disso, experiências feitas originalmente para RA e RV também podem ser gamificadas. Para saber mais, veja o projeto Elevator Pitch desenvolvido para o SEBRAE-RS.

2 –  Inteligência Artificial

Tutores virtuais e assistentes robóticos estão em alta. E como não poderia deixar de ser a Inteligência Artificial encontra na gamification um rico território para prosperar. Saiba como o DOT digital group utiliza IA em projetos.

3 – Gamification Adaptativa

Diretamente relacionada com a anterior, mas esta tendência consiste em regras de incentivo que se adaptam ao desempenho do utilizador e/ou ao seu perfil. A mecânica da gamification ajusta-se para ganhar eficiência, chegando até mesmo à personalização. A estratégia desenvolvida pelo DOT para a Natura envolveu gamification adaptativa: as regras variavam conforme o perfil da consultora de vendas.

4 – Data Analytics

Gamification gera dados, muitos dados sobre os participantes. O potencial de profiling e outras descobertas com o uso de Data Analytics é imenso para, por exemplo, descobrir  hábitos e tendências de consumo. Saiba mais sobre MarTech, (Marketing Technology), clicando aqui.

5 – Mobile 

A tendência do mobile first, que começou por volta de 2010, chega vitoriosa em 2020. Para contar com maior participação de uma estratégia de gamification deve ter em conta que os envolvidos podem estar em qualquer lugar com um smartphone na mão. Descubra aqui como toda experiência digital deve ser pensada fundamentalmente como mobile.

6 – Missões e Desafios

A abordagem reativa em gamification é mais conhecida. Nela os participantes recebem recompensas depois de realizarem as ações desejadas. A abordagem ativa, por sua vez, consiste em lançar desafios elegíveis para os participantes, aumentando tanto o seu poder de escolha quanto o desafio para eles. Veja aqui mais sobre metodologias ativas de ensino.

7 – Storytelling

Pontos e recompensas envolvem. Mas nada prende mais a atenção do que o envolvimento emocional numa boa história! Com o avanço da tecnologia as estratégias de gamification passarão a oferecer mais narrativas interativas (e a Realidade Virtual e a Aumentada também terão um papel nisso). Descubra aqui mais sobre como gamification pode fazer uso do storytelling.

8 – Interações Sociais

Cada vez mais a gamification faz parte das redes sociais e pode por táticas de incentivo que fazem os participantes interagirem. Em 2020 pense como dinamizar equipas e fazer da gamification um fator integrador para seus os clientes ou colaboradores.

9 – Plataformas de Engagement

Soluções de acompanhamento presencial são importantes para humanizar  experiência de aprendizagem, mas há uma clara . Mas há uma tendência para a utilização a plataformas com infraestrutura tecnológica e estratégias padronizadas. Venha descobrir um exemplo desta  tendência o Pronto Learning, plataforma de microlearning, e o StudiOn, plataforma de educação digital.

10 – Co-criação

Colaboradores e clientes não querem apenas receber pontos e recompensas, mas sim poder expressar opiniões, criar conteúdos e fazer a diferença no rumo das coisas. Co-criar é a palavra-chave, com uma gamification em que os participantes geram conteúdos. 

10 aplicações reais: o que gamificar!

11 – Segurança de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados trará mudanças significativas na forma como todas as empresas usam os recursos digitais. Olhando para a  Cybersegurança em que a gamification e os games são uma tendência em crescimento, têm vindo inclusive a tornar a segurança de dados numa espécie de eSport.

12 – Performance no Trabalho

Gamificar para ajudar os seus colaboradores a manter o foco, alcançar metas e serem mais produtivos. Foi nisso que a rede de restaurantes AppleBee’s apostou.

13 – Saúde

Saúde e bem-estar é uma das aplicações da gamification que mais crescem no mundo, envolvendo: auto-monitoramento, atividades físicas, formação de profissionais de Saúde, como é o caso da formação gamificada que o DOT desenvolveu para o HCor.

14 – Desenvolvimento Pessoal

Aplicações que nos ajudam a parar de procrastinar e a atingir logo os nossos objetivos. E fazem disso um jogo empolgante. É o caso do Habitica, por exemplo.

15 – Vendas

Missões, metas, competição, conquista de prémios, aquisição de conhecimentos e competências. Gamificar tem tudo a ver com o processo de vendas. Tanto é que o DOT digital group gamificou a experiência das consultoras Natura.

16 – Educação 

A gamification é uma tendência forte em EdTech há anos e em 2020 continuará a sê-lo. A gamificação da Educação formal escolar talvez seja a principal aplicação da mesma, especialmente quando falamos de Educação à Distância. Saiba mais aqui. 

17 – Internet das Coisas

Esta tendência ainda é incipiente em Portugal. Mas a tecnologia 5G e a disseminação de interatividade eletrónica terão, nos próximos anos, um profundo impacto principalmente na indústria e na agricultura. E a gamification já faz parte desta nova fase da Internet.

18 – Mobilidade 

Em 2019 foi lançado o programa Uber Rewards, pela qual esta empresa pretende aumentar a sua vantagem sobre os concorrentes. Seguindo o exemplo da Uber o mercado de mobilidade e logística tenderá a apostar na gamification como fator de diferenciação e competitividade. 

19 – Formação Corporativa

Continua a ser um campo fértil para a gamification. O QuestiOn, por exemplo, apresenta-se como uma solução game based para envolvercolaboradores em desafios de conhecimento..

20 – Marketing Digital

O mundo das pesquisas de mercado e da publicidade ainda tem muito a ganhar com a gamification (especialmente unindo-a ao storytelling e à realidade aumentada e virtual). As aplicações vão desde publicidade para turismo até à realização de pesquisas em marketing. Leia mais aqui.

Quer saber mais sobre estratégia de gamification na educação corporativa?

Fale com nossos especialistas, clique aqui!

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT