7 benefícios da capacitação online

Os programas de formação online otimizam recursos, pois todo o processo de aprendizagem acontece através de plataformas de ensino. O material didático tem diversos formatos e pode ser distribuido em larga escala, sem necessidade de gastos com estrutura física, deslocamento e hospedagem de professores e formandos

icone1Na prática:

A Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital, implementou a estratégia de formação online no processo de onboarding. Antes o processo tinha a duração de 15 dias: assim que o colaborador iniciava as suas atividades, os primeiros 15 dias eram dedicados ao onboarding, este programa para além de abordar a cultura organizacional, focava também o negócio da empresa. Com a estratégia online, o tempo de dedicação ao onboarding foi reduzido em 6 horas.

 

Sejam jogos, vídeos, simuladores, percursos de aprendizagem ou podcasts, é enorme a quantidade de estratégias que podem ser utilizadas para uma aprendizagem muito mais dinâmica. Cada empresa avalia e identifica as suas necessidades, estabelece objectivos e define a forma mais eficaz de oportunizar a construção de conhecimento em conjunto com uma equipa especializada de consultores educacionais.

icone2Na prática:

Para o Banco Mundial, o DOT desenvolveu uma estratégia de Blended Learning. Isto quer dizer aprendizagem semipresencial. Esta foi a melhor opção para este cliente que num primeiro momento passou a dar formação aos participantes online e que depois reune o grupo para debater os temas do curso. Esta estratégia reduziu em até 30% os custos com a formação.

 

A educação corporativa desenvolveu-se a ponto de ser considerada uma área estratégica dentro das organizações, esta oferece uma educação afinada com as necessidades do negócio e do planeamento das empresas. A criação de um ambiente de aprendizagem corporativa permite criar uma lógica de formação continuada, fazendo com que os profissionais se envolvam mais e tragam resultados efetivos para a empresa.

icone3Na prática:

A TIVIT – líder em serviços integrados de tecnologia na América Latina – procurou o DOT digital group para expandir a academia TECHNO TIVIT, que contempla programas de formação para os profissionais de TI da empresa. O DOT propôs o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma tecnológica adequada às necessidades da TIVIT, com conteúdos profissionais capazes de suportar o projeto. O projeto, implementado há mais de um ano, contempla agora 232 cursos, disponíveis para mais de 9 mil colaboradores.

Saiba mais sobre este case aqui.

 

Concentrar as práticas da empresa numa plataforma de estudo facilita a formação dos novos colaboradores. Estes arquivos podem ser atualizados rapidamente, de acordo com a necessidade, criando-se uma biblioteca de conteúdos que servem para toda a organização.

icone4Na prática:

O DOT digital group desenvolveu percursos de autoatendimento para o SEBRAE/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), a partir das quais as suas soluções educacionais à distância são disponibilizadas. O objetivo é fazer com que o utilizador navegue pelo percurso e avance nos conteúdos de uma forma intuitiva e rápida sempre que precisar.

 

A formação online permite o desenvolvimento de competências úteis no mercado de trabalho, como a autonomia, organização, gestão de tempo, utilização de ferramentas tecnológicas e automotivação.

icone5Na prática:

O IBMEC, referência no ensino superior no Brasil, tinha o desafio de atualizar e desenvolver novas disciplinas de pós-graduação com acesso mobile, atendendo as necessidades do público-alvo e considerando as tendências educacionais e tecnológicas.

DOT desenvolveu um completo projeto educacional e visual para a perfeita equalização das novas disciplinas e atualizações necessárias. As disciplinas foram desenvolvidas com responsividade e linguagem adequada ao perfil dos alunos, para além de recursos interativos e dinâmicos. Também foi desenvolvido um game sobre BSC para a disciplina de Estratégia Empresarial, despertando ainda mais o interesse dos alunos no conteúdo.

 

Formação baseada em projetos motivam a equipa e dão oportunidade para a experimentação, estimulando a criatividade e envolvendo os funcionários no sucesso do projeto. Este é um benefício que contribui positivamente para a retenção de talentos, dando assim resposta a uma das principais preocupações das empresas – o turnover.

Oferecer cursos e formação faz com que os colaboradores sintam que são valorizados e se vejam como um fator de diferenciação da organização. Além disso, a aprendizagem corporativa estimula um bom ambiente de trabalho, facilitando a colaboração entre as equipas.

icone6Na prática:

A adoção da plataforma de comunicação corporativa SocialBase pode ser muito útil. Além de unir todos os conteúdos da empresa, facilitando a gestão do conhecimento, esta rede social interna fomenta o envolvimento e a interação entre os colaboradores.

Poder estudar em qualquer horário, em qualquer local com acesso à internet, é uma das maiores vantagens da formação online. Cada vez mais o tempo é precioso na vida das pessoas e das empresas. Possibilitar o desenvolvimento profissional de uma forma flexível contribui significativamente para o alcance de melhores resultados e equipas de alta performance.

icone7Na prática:

O case mais recente foi o uso da gamificação para envolver os mais de cinco mil líderes de uma empresa latino-americana do ramo de energia num programa de formação online. O objetivo da estratégia era envolver as pessoas no consumo dos objetos educacionais e na colaboração para a disseminação do conhecimento. O conteúdo abordava cinco temas distintos e foi apresentado em pequenos módulos de consumo rápido e prático, chamados de “microlearning”.

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT